O Movimento Outubro Rosa nascido na Califórnia (EUA) em 1997 com o intuito de evidenciar a luta contra o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e tratamento. Este movimento se tornou internacional, e chegou ao Brasil em 2007, no Rio de Janeiro e São Paulo. O Outubro Rosa tem a missão conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, e acesso ao seu tratamento.

Símbolos do movimento:

  • Iluminação rosa em monumentos e fachadas de prédios públicos e privados.
  • Laço cor-de-rosa: Símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer da mama, com o objetivo de alertar/informar as pessoas, evidenciando o ato de prevenir;
  • Mama amiga: Peça didática que imita a textura de um seio feminino em uma mama de plástico, visando o aprendizado sobre a auto detecção precoce do câncer de mama;
  • Colar da Vitória: Ferramenta desenvolvida para despertar e educar a população para a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

OUTUBRO ROSA na Bahia

O NASPEC foi pioneiro, e apresentou o Outubro Rosa e seus ideais para a Bahia, acompanhe o histórico:

2007 e 2008: Inicio com realizações de palestras e capacitações para Agentes Comunitários de Saúde no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama em centros de saúde de Salvador.

2009: Iluminação do Farol da Barra, primeiro monumento iluminado em SSA, com serviços disponibilizados ao público presente, apresentações artísticas, e distribuição de material informativo.  Apoio: ROCHE

2010: Dia de prestação de serviços e esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde da mama no Dique do Tororó.

2011 (http://www.youtube.com/watch?v=LD9vvHB3Mks): Caminhada para a Vitória com parceria do Instituto AVON e Hospital Aristides Maltez. O evento contou com a distribuição de 5.000 Kits, trio elétrico rosa, palestras por médicos do HAM e NASPEC, e prestação de serviços.

2012: Ações em shoppings, Caminhada da Vitória no Dique do Tororó, Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores, participação na Casa Cor com o Projeto Repartir, Show beneficente Vozes & Violões com Luis Caldas e Saulo Fernandes, entre outras ações.

2013: Iluminação e ação em dias de jogos (mês de Outubro) na Itaipava Arena Fonte Nova; Caminhada Ilha de Itaparica; Show Beneficente Pink Floyd, Show Vozes e Vilões com Luis Caldas e convidados, e grande Caminhada Outubro Rosa, dando continuidade a mobilização e prestação de serviços; Programa Mamógrafo Móvel. Apoio:  Secretaria Municipal de Saúde de SSA.

A campanha de conscientização quanto à importância dos Cuidados com a Mama é realizada durante todo o ano. Entretanto, com a chegada do mês de outubro, as ações são intensificadas devido à grande visibilidade que o movimento vem conquistando ao longo dos anos. São inúmeros monumentos iluminados, shows, eventos, ações de notoriedade e advocacy, adesão de artistas, distribuição de material informativo e divulgação nos veículos de comunicação e Redes Sociais da instituição.